O Flamengo disputa neste sábado (27) a sua terceira decisão de título na história contra o Palmeiras. A partir das 17h no estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), o Mengão busca o tricampeonato da competição internacional e o seu 2º título no torneio nos últimos três anos. Para que isso aconteça, o rubro-negro precisa manter o seu retrospecto contra o rival em decisões.
Leia Mais: Flamengo tem maioria da torcida no Uruguai antes da Final
Em toda a história o Flamengo já enfrentou o Palmeiras por duas vezes em finais de campeonato. O 1º encontro aconteceu em 1999, pela extinta Copa Mercosul. Com uma vitória no Maracanã e um empate no Palestra Itália, o Mengão garantiu o título internacional sobre o rival paulista. Mais de 20 anos depois, eles voltaram uma taça, desta vez em jogo único.
Leia Também: Flamengo atuará com nova regra na Libertadores em 2022
No retorno da Supercopa do Brasil, que reuniu o Campeão Brasileiro e o da Copa do Brasil em 2020, eles se enfrentaram em abril deste ano no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Após empate de 2×2 no tempo normal, o Mengão bateu o rival nos pênaltis com grande atuação do goleiro Diego Alves. Com isso, o time venceu o seu 2º título sobre o Verdão na história.
FLAMENGO NÃO PERDE PARA O PALMEIRAS HÁ 9 JOGOS OFICIAIS
No retrospecto recente contra o Palmeiras, o Flamengo leva enorme vantagem. Desde 2017, o time carioca não sabe o que é perder para o rival em competições oficiais. No período, o Mengão soma 5 vitórias e 4 empates diante do time paulista.
A última derrota rubro-negra para o rival aconteceu em novembro de 2017, quando o Palmeiras fez 2×0 sobre os cariocas nas rodadas finais do Brasileirão. Apenas em 2021, eles já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias flamenguistas e 1 empate.
Foto – Lucas Figueiredo/CBF