Em sorteio realizado na sede da Conmebol na tarde desta sexta-feira (27), foi definido o adversário do Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2022. Após avançar com a 1ª colocação do seu grupo, o Mengão terá pela frente o Tolima, da Colômbia, na próxima fase do torneio internacional. Os jogos acontecem no final de junho e início de julho.
Leia Mais: Flamengo terá cinco atletas pendurados no clássico
Representante do futebol colombiano restante, o Tolima ficou com a 2ª colocação do grupo D, logo atrás do Atlético-MG, mas com a mesma pontuação do time mineiro. Ao todo, o próximo rival do Flamengo venceu três jogos, empatou dois e perdeu apenas 1, justamente contra o Galo na estreia da competição. A primeira partida será na Colômbia e o duelo de volta no Maracanã.
Leia Também: Flamengo pode lucrar valor milionário por Lucas Paquetá
Com a 3ª melhor campanha da 1ª fase, logo atrás de Palmeiras e River Plate, o Flamengo busca voltar a vencer a Libertadores após o título de 2019. Nas temporadas passadas, o Mengão foi eliminado pelo Racing em 2020 nas oitavas e perdeu a decisão para o Verdão em 2021. Em caso de classificação, o rubro-negro terá pela frente Boca Juniors ou Corinthians nas quartas.
FLAMENGO NUNCA ENFRENTOU O TOLIMA EM SUA HISTÓRIA
Os duelos das oitavas de final entre Flamengo e Tolima serão os primeiros da história dos dois times em competições oficiais. As datas, os locais e as transmissões das duas partidas serão divulgadas em breve pela Conmebol.
Em duelos contra times colombianos pela Libertadores, o Mengão já enfrentou Santa Fe, America de Cali, Once Caldas, Atletico Nacional, Deportivo Cali, e Junior Barranquilla. Ao todo, são 10 vitórias, três empates e três derrotas em 16 confrontos, com 14 gols marcados e cinco sofridos.
Foto: Marcelo Cortes