O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (14) para abrir a sua participação na fase oitavas de final da Libertadores. Jogando na Argentina, o Mengão duela contra o Defensa y Justicia pela 1ª vez em sua história. A partida acontece às 21h30 e terá transmissão exclusiva do Fox Sports. O duelo marcará a estreia de Renato Gaúcho no comando técnico rubro-negro.
Diante do adversários argentinos, o Flamengo conta com um retrospecto favorável nas últimas três temporadas. Ao todo, em 8 jogos disputados desde dezembro de 2017 contra rivais do país vizinho, o Mengão empatou 6 e venceu outros 2. Uma das vitórias foi justamente o duelo decisivo da Libertadores 2019, contra o River Plate, no Peru.
Leia Mais: Flamengo não terá quatro titulares na Libertadores
A última derrota rubro-negra para times argentinos ocorreu em 2017, pela decisão da Copa Sul-Americana. Diante do Independiente em Buenos Aires, o Flamengo perdeu o jogo de ida por 1×0. Já pela Libertadores, o Mengão foi derrotado pela última vez por um clube argentino na mesma temporada: 2×1 para o San Lorenzo em maio de 2017.
NESTE SÉCULO, FLAMENGO SÓ PERDEU DUAS VEZES PARA RIVAIS ARGENTINOS
As duas derrotas para San Lorenzo e Independiente citadas anteriormente foram as únicas do Flamengo neste século contra rivais argentinos. Ao todo, desde 2001, o Mengão enfrentou times do país vizinho em 18 oportunidades e soma 9 empates, 7 vitórias e 2 derrotas. Os jogos ocorreram por três competições diferentes: Libertadores, Copa Mercosul e Sul-Americana. No Brasil, o rubro-negro segue invicto contra argentinos neste século.
Foto – Marcelo Cortes/Flamengo