O Flamengo encerra a sua participação na fase de grupos da Copa Libertadores 2021 na noite desta quinta-feira (27). Em casa, o Mengão recebe o Vélez Sarsfield a partir das 21h. Com um simples empate, o time brasileiro garante a 1ª colocação geral do Grupo G. A classificação para o mata-mata aconteceu na semana passada, diante da LDU, também no Maracanã.
Leia Mais: Gérson não interessa ao Real Madrid, diz site
Se depender do retrospecto geral do Flamengo diante de rivais argentinos no Brasil pela Libertadores, a 1ª colocação do Grupo G está garantida. Em toda a história, o Mengão enfrentou por 6 vezes equipes do país vizinho no Brasil e não foi derrotado. Ao todo, a equipe carioca soma 4 vitórias 2 empates como mandante diante de times argentinos na Liberta.
Adversário na noite desta quinta-feira, o Vélez Sarsfield nunca enfrentou o Flamengo no Brasil pela Libertadores. Apesar disso, a equipe do país vizinho já conseguiu bater o Mengão em solo brasileiro. Isso ocorreu em 1985, pela Supercopa da Libertadores, quando o Vélez venceu o rubro-negro como visitante por 1×0.
FLAMENGO NÃO PERDE PARA O VÉLEZ SARSFIELD HÁ 23 ANOS
Em toda a história, Flamengo e Vélez Sarsfield se enfrentaram em 9 partidas oficiais. O time brasileiro leva a melhor no retrospecto geral, com 6 vitórias contra apenas 2 do rival. Eles também empataram em uma oportunidade.
A última derrota do Mengão para o rival desta noite ocorreu há 23 anos. No dia 19 de agosto de 1998, em duelo realizado na Argentina, o Vélez fez 1×0 sobre o rubro-negro em duelo da fase de grupos da Copa Mercosul. Desde então, são 3 vitórias brasileiras e 1 empate.
Foto – Marcelo Cortes/Flamengo